> NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
Aceda aqui às últimas notícias sobre o programa FITescola®


Simpósio aprender no século XXI
27-04-2016

O evento decorreu no auditório da Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, no dia 27 de abril de 2016. 

A organização deste simpósio esteve a cargo da Direção- Geral da Educação e contou com o apoio científico da Faculdade de Motricidade Humana, (FMH) da Universidade de Lisboa, parceira do Ministério da Educação para a Plataforma FITescola®.

Esta jornada em que estiveram presentes cerca de 470 participantes na qualidade de diretores de escolas e agrupamentos escolares, docentes em geral, sendo a maioria da disciplina de Educação Física, teve como objetivo refletir sobre a importância do movimento e da atividade física ao nível escolar, e de que modo a atividade física influencia positivamente as habilidades cognitivas dos alunos.  

As comunicações efetuadas por professores e investigadores nacionais e estrangeiros apresentaram as mais recentes investigações, demonstrando de modo inequívoco, que a aptidão física está diretamente relacionada com o aumento das capacidades cognitivas e das competências cerebrais que coordenam a área da memória e da atenção. 

A tarde foi reservada à apresentação de boas práticas, quer ao nível de um projeto internacional que decorreu na Dinamarca, quer ao nível nacional, em que dois diretores escolares nacionais apresentaram os seus projetos que continuam a decorrer nas suas escolas, e que se constituiu como a introdução de um debate sobre estratégias escolares, que contou com a presença de Diretores Escolares, do Presidente do Conselho de Escolas dos Presidentes do CNAPEF e SPEF, ainda do professor e investigador da FMH, Carlos Neto. 

A Cerimónia de Abertura contou com as palavras encorajadoras do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo. No encerramento, o Secretário de Estado, João Costa deu conta da vontade do Ministério da Educação em criar condições para a valorização da disciplina de Educação Física, estando para o efeito a reunir-se regularmente com as associações que representam os professores da disciplina. Deixou ainda em primeira mão a notícia de a nota de Educação Física no Ensino Secundário passará a contar para a média de acesso ao ensino Superior, a partir do ano letivo de 2017/2018. 

Este simpósio Simpósio FITescola® +Mais Exercício, >Maior Sucesso; M3 Melhor Futuro tornou-se assim porta-voz da ideia geral de que a escola é a entidade reguladora da educação física, contrariando o sedentarismo para o qual os jovens são facilmente aliciados, considerando para o efeito que a disciplina de Educação Física é uma mais-valia para a educação, o desporto e a saúde em Portugal. 
Area Reservada



Recursos

Recursos
headerlogosbar.png Programa Operacional de Assistência Técnica FSE Quadro de Referência Estratégico Nacional Governo de Portugal Fundo Social Europeu Ministério da Educação e Ciência Direção-Geral da Educação Desporto Escolar Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana
2017 @ FITescola®, Todos os direitos Reservados