> NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
Aceda aqui às últimas notícias sobre o programa FITescola®


Simpósio FITescola® 2017 - Aprender no século XXI
29-12-2017

APRENDER NO SÉC. XXI
+ (Mais) Exercício,  > (Maior) Sucesso, M3 (Melhor) Futuro

SIMPÓSIO FITescola ® 2017

O evento decorreu no auditório da Escola Eça de Queirós, em Lisboa, no dia 13 de dezembro de 2017.

A organização deste Simpósio esteve a cargo da Direção-Geral da Educação e contou com o apoio científico da Faculdade de Motricidade Humana, (FMH) da Universidade de Lisboa, parceira do Ministério da Educação para o Programa FITescola ® e ainda com a participação ativa da SPEP e do CNAPEF, também eles parceiros deste programa.

Este simpósio contou com cerca de 200 participantes, professores da disciplina de Educação Física, na sua maioria, e teve como objetivo refletir sobre o que pode ser feito na escola, para incentivar e promover mais aptidão física nos alunos, considerando a importância do movimento e da atividade física e desportiva ao nível escolar, e da sua influência positiva num maior desenvolvimento das habilidades físicas e cognitivas dos alunos. 

As comunicações efetuadas por professores e investigadores nacionais e estrangeiros apresentaram estudos sobre a importância da avaliação da aptidão física, demonstrativos dos efeitos positivos do exercício físico nas diferentes dimensões da saúde física, mental, cognitiva e cerebral na população jovem, formando cidadãos ativos.

Foi igualmente abordada o desenvolvimento de projetos educativos para as escolas, e a importância da avaliação e monitorização da Educação Física, que vem potenciar a área curricular da Educação Física, incrementando a prática desportiva nas escolas através do desporto escolar, promovendo uma prática regular desportiva no desporto federado.  

A tarde foi reservada à apresentação da Plataforma FITescola ® e das novas funcionalidades desta ferramenta, como a georreferenciação da oferta desportiva a nível nacional.

Foram ainda apresentadas boas práticas desenvolvidas na Escola Bocage, em Setúbal, Escola João Fernandes Pratas, em Samora Correia, e Escola Campos de Melo, na Covilhã, que atestam a qualidade e o valor desta Plataforma para a prática da docência da disciplina de Educação Física.

A 2.ª edição  do Simpósio FITescola ® +Mais Exercício, <Maior Sucesso; M3 Melhor Futuro, foi mais uma vez porta-voz da ideia de que a escola é a entidade reguladora da Educação Física, considerando a disciplina de Educação Física e o Desporto Escolar uma mais-valia para a Educação, para o Desporto e para a Saúde em Portugal. 

Area Reservada



Recursos

Recursos
headerlogosbar.png Programa Operacional de Assistência Técnica FSE Quadro de Referência Estratégico Nacional Governo de Portugal Fundo Social Europeu Ministério da Educação e Ciência Direção-Geral da Educação Desporto Escolar Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana
2017 @ FITescola®, Todos os direitos Reservados